A recaída faz parte do processo de recuperação do acolhido.
É isso mesmo. Quando o uso de drogas ou álcool é removido de forma abrupta da vida do dependente químico, seu organismo naturalmente responde a esta abstinência. É por esta razão que quando um dependente em recuperação sofre uma recaída os profissionais da Comunidade Terapêutica e demais pessoas de seu convívio direto, estejam preparados para isso.
Apesar de não ser tão fácil para os familiares de dependentes assim como é para os profissionais da área, é importante que se mantenham firmes diante de tal situação. Quando um familiar ou amigo demonstra ao dependente a sua preocupação e chateação, o mesmo pode sentir-se incapaz de superar o vício.
O grande segredo para enfrentar a recaída é mostrar ao dependente químico que todos ao seu redor estão do seu lado dando apoio e amor. A dedicação e paciência são primordiais, e em hipótese alguma deve-se culpa-lo.
Vale pontuar que, por mais compaixão e carinho as pessoas demonstrem ao indivíduo, é preciso manter o tratamento profissional. Procurar ajuda psicológica no local onde ele recebeu o tratamento, é de extrema importância.
É também importante entender e seguir os passos para evitar a recaída. Caso ela aconteça, procurar fazer o que for necessário para ajudar o dependente em questão. Para tanto, listamos a seguir alguns pontos que podem ajudar na prevenção e tratamento da recaída.
PASSO 1 – NÃO TENTE MANIPULAR NEM SE MANIPULE
A manipulação é um dos comportamentos mais comuns em dependentes químicos. Para obter a droga o indivíduo é capaz de mentir e convencer as pessoas, assim como a si próprio.
Em um tratamento ou até mesmo sem um, é preciso deixar este comportamento. A manipulação é tão perigosa que aos poucos, o próprio dependente químico se convence de que aquilo é verdade.
Se a pessoa já está há algum tempo sem fazer o uso das drogas e não deseja ter recaídas após o tratamento para dependência química, é de grande importância que evite esse comportamento.
PASSO 2 – EVITE MENTIRAS
As mentiras também são grandes companheiras dos dependentes químicos, mas esse comportamento tende a desaparecer após um tratamento.
No entanto, o indivíduo que está prestes a ter recaídas passa a mentir. Ele mente em coisas pequenas, que logo se tornam coisas grandes.
A mentira precede o uso da droga, por isso, ser honesto consigo mesmo é o melhor caminho para evitar possíveis recaídas.
PASSO 3 – FAÇA ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO
O tratamento psicológico é muito bem-vindo durante e também após o tratamento para dependência química, pois é nele que a pessoa passa a conhecer suas angústias e dores. É através do acompanhamento psicológico que ela aprende a trabalhar e lidar com esses sentimentos.
Deixar de ter apoio psicológico é um grande perigo. A rede pública oferece esse tipo de atendimento que pode ser realizado nos postos de saúde de seu bairro ou na própria unidade do CAPS.
Não importa onde o acompanhamento psicológico será feito, o que importa, é que ele seja realizado para que não haja recaídas após o tratamento para dependência química.
PASSO 4 – FALE O QUE SENTE
Algumas pessoas tendem a guardar para si seus sentimentos e dúvidas, esse é um comportamento destrutivo que pode causar uma recaída em um dependente químico.
É preciso aprender a dialogar, falar o que sente, expor sua opinião e ser claro. As pessoas não conseguem adivinhar o que o próximo está pensando e muitas vezes elas não sabem que seus comportamentos podem tê-lo ferido.
A comunicação é um elemento de grande importância neste sentido.
PASSO 5 – NÃO SEJA VÍTIMA
Um comportamento muito comum do dependente químico em recuperação é se sentir vítima da própria doença.
E com esse comportamento de auto piedade o dependente tende começar a justificar suas ações. Ter pena de si mesmo não é o melhor caminho para ficar limpo.
O ideal é que o indivíduo reconheça seus erros, aprenda com eles e não se esconda atrás de sua doença. Esse também é um passo importante para evitar recaídas após o tratamento.
PASSO 6 – FREQUENTE GRUPOS DE APOIO
Os grupos de apoio são a melhor forma de expor dúvidas e pensamentos com pessoas que compartilham do mesmo problema.
Eles se tornam uma ótima estratégia de prevenção de recaídas após tratamento para dependência química.
Não só o dependente químico, mas também sua família deve frequentar grupos de apoio a fim de que se fortaleçam psicologicamente para enfrentar os desafios da recuperação da doença.
Grupos como AA/NA, reuniões de apoio da FAMAR – Fazenda Amar Vida Nova, encontro de ex-acolhidos, grupos religiosos, são exemplos de lugares e momentos que o dependente e sua família devem abraçar e frequentar.
PASSO 7 – VIGIE SEUS PENSAMENTOS
Pensamentos repetitivos e pessimistas tendem a acompanhar um dependente químico em sua trajetória. Neste sentido, vigiar os pensamentos também é uma forma de prevenir recaídas.
É preciso se questionar: “Por que estou pensando nisso?” “Qual o sentido deste pensamento?” “Eu estou tentando me manipular?”.
A pessoa deve saber dominar sua mente para que ela não o domine.
PASSO 8 – ESTABELEÇA METAS PARA SUA VIDA
Questionamentos como estes, devem ser constantes para evitar que seus pensamentos sejam o motivo de boicote a sua sobriedade.
O dependente em recuperação, passou uma grande parte de sua vida sem perspectiva alguma do que fazer, sem sonhos, objetivos ou metas, mas agora é necessário que aconteçam mudanças também nesse sentido.
É importante fazer planos para um futuro próximo e não tanto também, colocar no papel as metas e descobrir como alcançá-las.
Não se deve desanimar caso o plano não saia exatamente como pensado, aos poucos as coisas irão acontecer.
Um adicto deve estabelecer um planejamento para ajudá-lo no caminho da sobriedade, afim de que esse possa ajudá-lo a evitar recaídas durante a sua caminhada.
PASSO 9 – CASO TENHA UM LAPSO, PEÇA AJUDA PARA QUE ELE NÃO SE TORNE UMA RECAÍDA
Lapso consiste no uso do álcool ou de outro tipo de droga, após um período de abstinência, mas que não é considerado uma recaída caso o indivíduo não volte a fazer o uso frequente da substância.
É fundamental evitar que o lapso aconteça, porém, caso ele ocorra, é importante procurar ajuda médica, psicológica e orientação de demais profissionais da área, para que ele não seja recorrente e se transforme em recaídas após o tratamento.
PASSO 10 – ESTABELEÇA UMA ROTINA ALIADA A MOMENTOS DE LAZER
É preciso que a pessoa reorganize sua rotina, adotando costumes saudáveis que tendem a levá-lo a um padrão melhor de qualidade de vida.
Isso quer dizer trabalhar, estudar e cumprir obrigações como todo mundo, no entanto, deve também ter momentos de lazer realizando atividades que gosta (futebol, caminhadas, petecas, vôlei, ciclismo, natação), desde que os mesmos sejam adequados ao quadro de dependência química, evitando locais e pessoas que possam desencadear uma recaída.
É importante estar perto das pessoas que ama, evitar conflitos e discussões e ser paciente com si próprio e com as pessoas que estão ao redor.
E não deixe de se cuidar, a prevenção de recaídas após tratamento para dependência química deve ser feita todos os dias.
Caso a recaída aconteça, nos procure!
A FAMAR – Fazenda Amar Vida Nova está pronta para ser seu apoio e te ajudar a seguir o caminho do bem e da sobriedade.
NÓS LUTAMOS PELA VIDA!